PROJETO "QI SABUGAL" – ADES:

Formação Ação QI PME 2020

A ADES – Associação Empresarial do Sabugal viu aprovada a sua candidatura a um projecto conjunto de formação-acção no âmbito do COMPETE 2020, tendo como organismo intermédio o CEC – Conselho Empresarial do Centro, para Micro e PME´s com interesse em reforçar a sua Competitividade. 

barra CECcofinanciamento

 

 

O PROJETO DE FORMAÇÃO-ACÇÃO QI PME VISA:
Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
  - Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
  - Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação; 
  - Promoção de acções de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.


METODOLOGIA DE FORMAÇÃO-ACÇÃO:
Esta metodologia utiliza em alternância as vertentes de formação (em sala) para empresários e colaboradores e de consultoria (on the job), visando a identificação dos constrangimentos ao bom funcionamento global das empresas e a definição e implementação de acções de melhoria, seguindo-se uma avaliação final da intervenção.

Com base no diagnóstico serão definidas acções específicas nas áreas temáticas seleccionadas pelas empresas que permitam optimizar processos e procedimentos.

ÁREAS TEMÁTICAS DO PROJECTO:


Considerando as principais tendências do sector industrial em Portugal e as características estruturais do tecido empresarial da Região, foram identificadas duas áreas temáticas a enquadrar nesta intervenção formativa com vista à mudança organizacional nas empresas.

Implementação de Sistemas de Gestão: Implementação de Sistemas de Gestão da qualidade ou de outros sistemas de gestão não incluídos nas demais temáticas, com vista à sua certificação. Otimizar processos, reduzir não conformidades e ineficiências, aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação.

Gestão Estratégica e Operacional*: Capacitar os Empresários em novos modelos de negócios e competências de apoio à gestão e à inovação aberta que estimulem parcerias e a cooperação empresarial, através da sua qualificação, nesta temática.

Formação em áreas chave para a modernização dos estilos de liderança e de gestão, de inovação e de cooperação empresarial.

PÚBLICO – ALVO: Micro e PME´s

DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: O início da intervenção está previsto para Abril de 2017 e poderá ir até Outubro de 2018, de acordo com o seguinte padrão:                    

         Nº de trabalhadores a abranger por empresa
 Tipologia de empresas   Total Horas Formação - Acção Nº Horas Formação  Nº Horas Consultoria   Formação  Consultoria 
 Micro  175  75  100  2  2
 Pequena  200  100  100  3 a 6
 Média  275  150  120  3 a 8  3
 Empresários*   125  75  50  1  1

*Esta temática é dirigida exclusivamente a empresários, podendo apenas participar um empresário por empresa.

CONDIÇÕES A PREENCHER PELAS EMPRESAS

Poderão participar neste projecto empresas que cumpram os critérios de PME, com a correspondente certificação electrónica; situação regularizada com a Segurança Social e Fazenda Pública; Situação económico-financeira equilibrada, bem como uma situação liquida positiva; Dispor de Contabilidade Organizada; Sede da empresa na NUT II Centro; Declarar que não tem salários em atraso; efectuar o seu registo no Balcão 2020.


Poderá solicitar mais esclarecimentos via mail:geral@ades.ptou telefonicamente 271 752 056.